Cáritas América Latina y Caribe | Historias - Día Mundial de la Esperanza

Dia Mundial da Esperança

Neste dia 27 de março celebramos novamente o “Dia Mundial da Esperança”. #27M é uma iniciativa do Instituto de Diálogo Global e Cultura de Encontro (IDGCE), do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, juntamente com a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), a Conferência Latina Confederação Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosos (CLAR), Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e Cáritas América Latina e Caribe. A data é inspirada na histórica homilia do Papa Francisco na Statio Orbis, proferida naquele dia de 2020 na Praça de São Pedro. Como todos os anos, este Dia Mundial da Esperança recorda-nos aquele acontecimento decisivo na história da humanidade em geral e da religiosidade cristã e ecuménica em particular; reinterpreta e renova com propostas e iniciativas especiais a reflexão sobre aquela esperança de que tanto necessitamos. As reflexões procuram manter viva a memória de que estamos todos no mesmo barco que uma família humana, que a esperança está ativa, e projetar esse legado para um futuro com esperança.

Durante estes quatro anos, o o mundo se moveu e saiu da pandemia para ser atravessado por conflitos bélicos, milhões de refugiados, pelo agravamento das consequências do descaso com a Casa Comum, especialmente na região amazônica e por problemas crescentes de desigualdade, injustiça social e desesperança diante do que alguns chamam de “paz cansada”.

Este 27 de março de 2024 nos encontra passando pelos processos distópicos dos anos passados ​​e enfrentando novas e dolorosas guerras como a do Oriente Médio. Parece que os valores dos acordos para uma paz possível, os apelos a uma humanidade solidária e inclusiva e os alertas urgentes sobre colapsos planetários caíram em desuso ou foram silenciados.

No entanto, é hoje que o conceito de esperança assume uma relevância ainda maior. A esperança, virtude teologal para quem tem fé, é, antes de tudo, uma atitude ativa e intencional perante a vida que nos permite pensar num futuro possível para todos. Com a convicção de que todos somos necessários, todas as vozes são importantes e que juntos podemos trilhar uma jornada transformadora rumo a um futuro para todos, a campanha 2024 recolhe testemunhos de pessoas de diferentes partes do mundo que nos dão esperança todos os dias e convidam pensemos em nós mesmos como agentes de esperança. O que é esperança para você hoje? é a pergunta que convidamos a responder a todos aqueles que desejam aderir a esta campanha que se desenvolve nas redes sociais sob as hashtags #27Mesperanza; #27Mesperança; #27Mesperança; #27Mespérance e é acompanhada por um programa anual de atividades.

Para participar da campanha, você também pode visitar o site www. diamundialdelaesperanza.org. Para mais informações, entre em contato com catedra@encuentromundi.org

Identidade e espiritualidade