Cáritas América Latina y Caribe | Historias - Cáritas Brasileira celebra 28ª Assembleia Nacional com reflexões sobre sinodalidade e eleição de nova diretoria

Historias

Brasil 04-12-2023

Em espírito celebrativo e com muita alegria, a Cáritas Brasileira celebrou a 28ª Assembleia Nacional, com eleição da diretoria para o próximo quadriênio. O encontro, com mais de 400 participantes, aconteceu de 27 a 30 de novembro, em Belo Horizonte. Agentes Cáritas, parceiros do Brasil e do mundo, assim como representantes do poder público estiveram presentes no momento histórico, que trouxe reflexões sobre os últimos quatro anos da rede e o próximo período da instituição, que é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) .

Em comunhão com a caminhada latinoamericana, fizeram-se presente o coordenador regional, Nicolás Meyer, e membros do Cone Sul, Paula Porce (Argentina), Agustina Langwagen (Uruguai e coordenadora zonal) e Ricardo González (Paraguai). Junto dos diretores, participou o comunicador do Selacc, Marcus Tullius.

A  Assembleia Nacional deste ano trouxe o tema “Cáritas em Sinodalidade: na luta por direitos e justiça socioambiental” e como lema: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6). Ao longo dos dias, os momentos ressoavam o trabalho e gestos concretos que são realizados pela rede nos diversos territórios do Brasil, com reflexões, momentos celebrativos e visitas a experiências no entorno da capital mineira.

Diretoria nacional e conselho fiscal

A 28ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira também foi espaço de decisões institucionais. A rede elegeu a diretoria e o conselho fiscal, que representarão a rede no próximo quadriênio (2024-2027).

Já no primeiro dia, os nomes da diretoria foram consensuados: com 138 votos, Dom Mário Antônio da Silva, Arcebispo de Cuiabá/MT, foi reeleito presidente;  com 139 votos, Cleusa Alves da Silva, da Cáritas Diocesana de Bom Jesus da Lapa/BA foi reeleita vice-presidenta. Também foram eleitas Antônia Botelho, da Cáritas Diocesana de Abaetetuba/PA como secretária, com 103 votos; e Anadete Gonçalves, da Cáritas Arquidiocesana de Brasília/DF como tesoureira, com 97 votos.

Para o conselho fiscal, Istélia Folha, da Cáritas Diocesana de Palmas/TO, Itamar de Carvalho Souza, da Cáritas Diocesana de Pesqueira/PE, Luciano França, da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa/BA, foram eleitos como titulares. Paulo Evangelista, da Cáritas Arquidiocesana de Aracaju/SE, e Wellington Moreira Azevedo, da Cáritas Diocesana de Governador Valadares/MG, assumiram a suplência do conselho no próximo quadriênio.

Confira a notícia completa no portal da Cáritas Brasileira.