
Dia internacional de combate à violência contra as mulheres
Introdução
Estimados/as recebam nossas saudações fraternas.
Irmãos e irmãs do Secretariariado Latinoamericano e Caribe da Caritas
No dia 25 de novembro comemora-se o dia internacional de combate à violência contra as mulheres. Esta data teve sua origem a partir da repercussão das causas políticas de três irmãs (Minerva, Patria y María Teresa Mirabal) na República Dominicana que foram executadas de forma violenta em 1960, por membros das forças armadas, com ordem do ditador Rafael Trujillo, pois se opuseram contra o regime ditatorial.
E neste momento forte de memória, estamos contentes de informar, que graças a Caritas Colômbia, e nossa companheira Claudia M. Herrera, especialista no tema de equidade entre homens e mulheres desta nossa Caritas irmã, já está disponível na nossa página na internet www.caritaslatinamerica.org as ferramentas pedagógicas para mobilizar e promover a campanha que tem como tema: “Construamos a paz, Eliminemos a violência contra a mulher”
O objetivo proposto para esta Campanha é “gerar na sociedade reflexões e orientações para que assumamos compromissos de eliminação da violência contra as mulheres, para favorecer a construção de uma paz estável e duradoura. A partir da aplicação dos elementos pedagógicos, esta campanha convoca cada pessoa a compreender que a construção da paz requer o respeito a todas as mulheres, de todas idades, culturas, etnias e povos.
A iniciativa prevê a realização de atividades com rodas de conversa sobre a transformação não violenta dos conflitos entre homens e mulheres, e a valorização da intervenção não violenta das mulheres nos conflitos, assim como o trabalho das mulheres na reconstrução do tecido social.
Vale recordar, a mensagem para a Jornada Mundial para a Paz de 1995, onde São João Paulo II convoca a todas as mulheres a serem educadoras para a Paz ” que sejam testemunhas, mensageiras e educadoras para a paz, nas relações entre as pessoas e gerações, na família, e na vida cultural, social e política em cada uma das nações, de modo particular nas situações de conflito e de guerra. Que possam continuar o caminho para Paz, já empreendido antes por outras muitas mulheres corajosas e visionárias!”
Também foi preparado alguns materiais pedagógicos para as atividades locais, que poderão ser feitos download de forma gratuita nos seguintes endereços:
Cartaz:
http://caritascolombiana.org/wp-content/uploads/2016/11/1.-Afiche-no-vilencia-contra-mujer.pdf
Copie as orientacões para realização das rodas de conversa:
http://caritascolombiana.org/wp-content/uploads/2016/11/2-Plegable-Guia-para-facilitacion-del-Taller.pdf
Roteiros para os trabalhos em grupo: (5 grupos):
http://caritascolombiana.org/wp-content/uploads/2016/11/3.-Fichas-no-vilencia-contra-mujer.pdf
Conjunto de folder (31 folder):
http://caritascolombiana.org/wp-content/uploads/2016/11/5.-Cartas.pdf
Termos de compromisso:
http://caritascolombiana.org/wp-content/uploads/2016/11/4.-Tarjetas.pdf
Seguiremos atentos às sua questões. Esperamos que este material contribua para a transformação das relações entre homens e mulheres, como um aporte para construção da Paz em toda nossa região.
Frutos e benção em seus trabalhos.
Cordialmente,
Equipe de Trabalho de Equidade entre Homens e Mulheres.
SELACC